top of page
  • Sissi Semprini

É PRECISO FAZER O LUTO


A palavra LUTO vem do Latim LUCTUS, “dor, pesar, aflição”, de LUGERE, “lamentar, sofrer”.

Essa fala nos trabalhos de Constelação Sistêmica Fenomenológica Integrativa produz um efeito curativo rápido, pontual e surpreendente. E isto acontece porque não damos conta de quantas perdas vivenciamos o tempo todo. A perda da paciência com alguém da família. A perda daquele negocio que esperávamos a anos. A perda do encantamento que tínhamos por nosso namorado, ou noivo ou marido. A perda da alegria de estar na vida. A perda da juventude. A perda da capacidade de entendermos que nossos filhos não vão corresponder às nossas expectativas. Em algum momento eles vão fazer diferente. A perda do contato com nossa criança interior. A perda da nossa saúde. A perda da saúde de um ente querido.

Inúmeras e incontáveis são as perdas vivenciadas dia a dia. E, em algum momento alguma ou varias destas perdas vai se tornar parte integrante de nosso existir e acoplar-se em nosso ser de Luz como um pesado e doloroso fardo que piora situações e circunstancias. E neste instante que precisamos entrar em sintonia com a energia curativa do luto. Precisamos enlutar. Deixar a dor tomar conta por inteiro até se exaurir, para depois, e só depois ir-se embora definitivamente sem deixar vestígios de que esteve ali. O que fica é a energia do contato com a consciência da perda que aconteceu, cumpriu o seu papel em nossa existência, impeliu-nos a alguma mudança e deixou de ser parte integrante do aqui e agora.

Não importa quão grande lhe parece ou seja essa dor. Fazer o luto a minimiza, a transforma em energia curativa e torna-se possível deixá-la ir embora para que você vivencie o novo, a alegria do movimento e a capacidade do auto perdão liberando-o também de culpas e ressentimentos. Faça uma introspecção e se permita perceber qual o luto que ora lhe cabe fazer. Eu preciso fazer o luto de minha falta de paciência com as pessoas........... Eu preciso fazer o,luto da minha incapacidade de relevar desafetos. Eu preciso fazer o,luto do meu relacionamento que acabou. Eu preciso fazer o luto de.....................etc., E aproveite para cantar enquanto sana sua dores:

CABOCLA.......TEU PENACHO É VERDE, TEU PENACHO É VERDE, É DA COR DO MAR! É A COR DA CABLOCA JUREMA, É A COR DA CABLOCA JUREMA, É A COR DA CABOCLA JUREMA......................JUREMA.............. CANTE, CANTE, CANTE, Chore quando canta........ FIQUE LIVRE! Faça seus LUTOS!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page